Microplásticos dos ecossistemas

Os plásticos estão presentes em todos os sectores industriais, um dos grandes problemas são os que têm maior peso molecular e que submergem por causa da força da gravidade. Acabam por ser ingeridos pelos animais marinhos e por consequência pelo Homem, ao estarem expostos de diversas formas a estas partículas. 

Um estudo recente analisou a água da torneira de mais de uma dezena de nações e concluiu que a taxa de contaminação nas amostras recolhidas era muito elevada, sendo o valor mais baixo de 72%. Existem de facto, várias evidências que mostram que a contaminação dos ecossistemas pelos microplásticos é um grave problema.

Figura 1. Utilização mundial de plásticos por tipo de polímero 

 

Os sistemas de tratamento de efluentes e água potável (ETARs), baseados em sedimentação, filtração e tratamentos biológicos são praticamente as únicas abordagens para minimizar a disseminação de microplásticos, que de acordo com os dados disponíveis, esses sistemas são claramente insuficientes.

De modo a responder ao problema a Greendet desenvolveu a linha a granel, para que possamos reduzir o consumo de plásticos reutilizando os frascos.

A linha a Granel apresenta-se no mercado com uma gama manual e uma gama automática. A distribuição a granel automática utiliza um dispensador e diluidor para detergentes líquidos permitindo que o consumidor selecione o produto com antecedência, que dispensará automaticamente a quantidade de detergente selecionada. A máquina permite ainda, a diluição de produtos concentrados, conseguindo obter até 600L de produto final com apenas 10L do mesmo produto concentrado. Reduzimos até 99% das embalagens, de CO2 libertado com o transporte e de espaço necessário para armazenamento.

 

Para além da linha a granel, a Greendet está também a desenvolver, uma linha de embalagens começando com a criação de um balde de cartão com 0% de plástico (asa em cordão, tampa em metal) em parceria com uma empresa igualmente Portuguesa, afinal “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade!” Neil Armstrong. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Seleccione um ponto de entrega